domingo, 16 de novembro de 2008

Slam

Que Nick Hornby é um excelente escritor todo mundo sabe (ou pelo menos deveria saber). Que seus livros são perfeitos para serem adaptados para a telona nínguem duvida. Mas que ele seria capaz de entrar em um universo desconhecido para ele até então... Em Slam (cujo significado remete ao tombo do skatista) ele mostra o quão jovem pode ser a mente de um escritor que já passou dos 50 e escreve com facilidade o que escreveria um cara de 18 anos.

O trabalho mais conhecido de Nick é o livro Alta Fidelidade, imortalizado no cinema com a brilhante atuação de John Cusack como Rob Gordon, um dos donos do Championship Vynil, uma loja de discos onde os donos ironizam o mau gosto dos clientes e valorizam a boa música (deu origem ao nome do excelente blog Champ Vinyl). Assim como em Alta Fidelidade, em Slam o autor faz inúmeras referências culturais: Sam, personagem principal é fanático pelo skatismo e faz confissões e pede conselhos a um pôster do Tony Hawk (as respostas do poster se baseiam na autobiografia do skatista: Hawk - Profissão: skatista, lida compulsivamente por Sam); o comportamento do protagonista e a escrita em fluxo de idéias remetem a uma versão mais moderna do livro O Apanhador no Campo de Centeio; são citados artistas e celebridades da atualidade a todo instante, de Jennifer Aniston a J. K. Rowling e David Beckham; Big Mac, iPod e X-box? Estão todos lá.

O melhor do livro é que Hornby não deixa de escrever como Hornby, e mostra de maneira incrível como um garoto esperto é forçado a se tornar adulto da noite pro dia. Escrito em primeira pessoa, a história é narrada por Sam, um jovem de 18 anos que mostra o quanto sua vida mudou nos dois últimos anos, quando ele arranja outro amor além do basquete, Alicia. Aí começa o drama: logo de início Alicia suspeita estar grávida de Sam, deixando-o desesperado, pois ele começava a acreditar que quebraria a maldição da família de engravidar cedo e não ir à faculdade.

Um fator surpresa foi o uso de flashforwards, por algumas vezes o protagonista acordava alguns meses no futuro e via uma prévia do que ocorreria com ele. Focando-se nos erros do antigo futuro, quando Sam chega no dia já visitado tenta desesperadamente corrigir as falhas que cometeria, no entanto tudo ocorre em vão, e ele percebe que os erros cometidos não podem ser apagados, mas errados de maneiras diferentes.

Outro tema bastante abordado é a diferença social entra as famílias de Sam e Alicia, os pais dele são separados e seu pai é encanador (também não se dá bem com o filho), os dela são professores universitários (profissão bem valorizada na Inglaterra) e são defensores árduos do bom e velho costume. E é nesse clima de diferenças, surpresas, intrigas e descontração que Nick Hornby conquista mais fãs e nos deixa mais um roteiro para um belo filme.


27 comentários:

Fábio Flora disse...

O filme "Um grande garoto", se não me engano, baseado num livro dele, também é ótimo. Hugh Grant está impagável!

Homenzinho de Barba Mal feita disse...

Eu ainda não li nenhum livro do Nick Hornby. E ainda não assisti ao ao filme mencionado. Mas adoro os filmes do John Cusack.

http://hdebarbamalfeita.blogspot.com/

Ana Gabi disse...

Fiquei curiosa agora, hehe!

;)

Felipe Fernandes disse...

Muito boa sua entrevista com o Danilo, cara... O StandUp dele tbm eh mto bom...

Eu tentei estrevistá-lo tbm mas ele nao respondeu...

bom de qlq jeito parabens pelo blog rapaiz vo salva o seu aki na lista do meu blog, se quiser salvar o meu, eu agradeço

Anônimo disse...

Esse eu vou ler, parece muito bom.

Um abraço!

http://daniel.a.s.zip.net

Unknown disse...

Não conhecia o trabalho deste autor.Vou dar uma pesquisada.

Lucas Conrado disse...

A cada crítica que leio sobre Hornby, tenho mais vontade de ler seus livros. Um que morro de vontade de ler é Febre de Bola (torço pelo Arsenal na Europa).
Li sobre Slam na Mundo Estranho de alguns meses atrás, mas eles não deram tantos detalhes do livro quanto você. Realmente, por sua resenha do livro deve ser realmente interessante. Nas férias vou procurar o Slam pra ler, isso depois de ler os 5 livros do Júlio Verne que comprei nas últimas semanas!

http://lucasconrado.blogspot.com/

TIAGÃO disse...

sinceramente fiquei conhecendo agora, e me interessei pelo livro!
bem interessante

Anônimo disse...

Salve o mestre Nick, num sei cm ele escreve assim, meu preferido dele é Um Grande Garoto, o filme tambem esta entre os melhores pra mim. Com essa descricao de Slam eu vou ter que ler. Abracos

Jota disse...

kiko???

Airton disse...

eaee ja tinha passado aki uma vez....
mais um bom post
parabens

abraço

The Chaos King disse...

Sohz!
Tow precisando ler um livro diferente que naum trate de uma ficção tããããão viajante o quanto tenho lido...
esse eh uma boa aposta, obrigado,
Flwz...

Thiago Morian disse...

não sei quem é ele... to por fora...

Anônimo disse...

e pensar que até hoje aind anão consegui assistir Alta Fidelidade...
fim da piscada. Preciso assistir, e tb preciso começar a ler outras coisas (que não gibis e blogs)... rs.

Veiga disse...

parece ser bom!!

Pedro Ciarlini disse...

Nunca li nenhum livro do Nick Hornby, mas adoro os filmes baseados nas obras dele!

http://ofatorx.blogspot.com/

Tyler Bazz disse...

Cara, ontem mesmo peguei esse livro na mão heeheheheh, quaaaase levei. Mas eu to num esforço sobrehumano guardando grana pra comprar o High Fidelity em inglês, então me controlei.....

­Luiz Fernando disse...

Realmente, eu deveria saber, porque nem conhecia o indivíduo. hahaha...Mas curti a história e procurarei material. Valeu a dica. =)

Airton disse...

bem legal..
so viciado em filme vo procura esse do cusack...hehe

Airton disse...

oh eu dinovo hahah
poww....soh uma coisa...
entrando numa fria eh seu filme favorito????

Lucas disse...

Está em um empate técnico com Laranja Mecânica, Pulp Fiction e Melhor É Impossível... xD

Erich Pontoldio disse...

Deve ser muito bom mesmo...valeu pela dica

Andrea Vaz disse...

Também não conheço os livros mas os filmes sim. Geralmente o livro é cheio de detalhes que o cinema não consegue passar.

Valeu pelas dicas

http://rascunhosdeandreavaz.blogspot.com/

Sucesso e continue assim.

Anônimo disse...

ei..vc tem algum livro dele?! p/ me emprestar..estou precisando de livros pq as férias q estão chegando... ooooobbbbbbbbbaaaaaaaaaa

bjs

Flávio Souza disse...

Eu conhecia o filme ALTA FIDELIDADE, mas não conhecia o autor.

Quanto à idade............ os 50 anos só lhe dão sim a boa maturidade e poder de se transmutar no 18.

Certamente [tirando algum surto genioso] conseguiria escrever bem da mesma forma [tanto no universo dos 18, qto no universo dos 50]

Anônimo disse...

Querido amigo avassalador....Lucas.
De tudo que li o que mais gostei foi o nome do blog... fico aqui pensando porque voce escolheu justamente este nome?
venha nos visitar tb.
http://avassaladorasrio.blogspot.com

Juca disse...

nem curto 24 horas. só assisti somente as 2 primeiras temporadas e ja ta na 6ª Oo