sexta-feira, 7 de março de 2008

TOC, TOC...


-Você se vê obrigado a lavar as mãos compulsivamente?

-Não pisa em rejuntes de calçadas e não sabe explicar por quê?

-Checa eletrodomésticos e torneiras várias vezes para ter certeza se estão desligados?

Se uma dessas ações ou qualquer outra lhe faz agir sem sentido ou de forma inapropriada, trazendo pensamentos desagradáveis, intrusivos, repetitivos e impulsivos, você provavelmente está entre os milhões de brasileiro com Transtorno Obsessivo-Compulsivo, ou TOC, doença que atinge cerca de 2% da população mundial.

No filme vencedor do Oscar de melhor ator e atriz em 1997, Melhor É Impossível, seu personagem principal, Melvin Udall (Jack Nicholson) é um escritor que sofre de TOC, cercando sua vida de uma rotina repleta de manias, mas ao reconhecer que a doença só o prejudica ele reúne forças e luta contra ela ao lado da sua garçonete preferida e futura mulher, Carol Connelly (Helen Hunt). O filme conquista a todos por ser ao mesmo tempo cômico e insuportável, leve e completo.

Quem também não se lembra do detetive Adrian Monk (Tony Shalhoub), quando o tema é o transtorno obsessivo-compulsivo? Ele perdeu o cargo na polícia graças às suas manias e ficou isolado dentro de sua casa por três anos até que a enfermeira Sharona Fleming (Bitty Schram) se torna sua assistente e o faz ser consultor da polícia, onde Monk usa de doença para solucionar mistérios de maneiras surpreendentes.

O TOC ocorre geralmente entre adolescentes do sexo masculino e mulheres entre 30 e 35 anos e seu diagnóstico pode ser confirmado (não obrigatoriamente) por técnicas de imagem, sendo essa a primeira doença psiquiátrica detectável por técnica de imagem. O tratamento geralmente é feito à base de bloqueadores da recaptação de serotonina em conjunto com terapia. Em casos específicos é necessário o uso de outros tratamentos, como cirurgias.

Existem casos de TOC que chamam a atenção pelas suas peculiaridades:

-Um engenheiro elétrico, K.R., assinava oito revistas técnicas e nunca as lia, ocupando durante alguns anos três cômodos da sua casa, depois de brigar com sua esposa ele resolveu procurar ajuda e disse que o motivo de guardá-las era o medo de que algum avanço fosse descoberto e ele não soubesse e também temia perder sua carreira de sucesso caso não cumprisse certas exigências.

-Uma atriz famosa disse abertamente que certa vez passou mais de dez horas no chuveiro e em outra ocasião ficou sentada à beira da calçada por mais de um dia com medo de passar por baixo dos fios elétricos, até que alguém a viu e indicou tratamento.

O que preocupa é que quem sofre de TOC luta contra si por vários anos até procurar tratamento, sendo diagnosticado num estágio mais avançado da doença. Se você tem sintomas de TOC, procure logo um psiquiatra.

27 comentários:

KarinaK disse...

bem massa esse reu texto... naum sabia q havia tratamento para TOC e nem a parada de pode detectá-la por exame de imagem e talz...

Pê Mello disse...

Engraçado que eu tenho um TOC, aliás... dois. Tenho uma mania exagerada de morder o lábio inferior e arrancar pedacinhos! O.O' Assim como tenho mania de ficar apertando o glóbulo da orelha para verificar se ela está no lugar o.O Estranho..
Adorei o texto!

Euzer Lopes disse...

Ao longo da vida algumas temos algumas manias que nem sabemos, pode tratar-se de TOC.
Tenho observado isso com mais atenção, pois creio ser lotado deles.
Muito pertinente seu post

Fernando Serra disse...

Gostei do texto!
Não sabia que TOC afetava tanta gente...
Já conhecia a doença, e sabia algumas coisas a respeito, mas não que ela era tão divulgada a ponto de ganhar um detetive TOC...
Abraços!

Fernando Serra disse...

Gostei do texto!
Não sabia que TOC afetava tanta gente...
Já conhecia a doença, e sabia algumas coisas a respeito, mas não que ela era tão divulgada a ponto de ganhar um detetive TOC...
Abraços!

Lih Florencio disse...

Bom ter tocado no assunto muita gente sofre disso e não sabe como agir!

exelente.

Filipe Veras disse...

Muuito bom o post. assim como a karina. fiquei surpreso ao saber que era possivel detectar o TOC com exames de imagem. Oo

Admirável Mundo Novo

Renato Barbosa disse...

è complicado ..
TOC .. kkk

melhor impossivel, adorei aquela frase no jantar que ele fala que ela faz com ele queria tornar um homem melhor ..

Monk as vezes assisto ..

Muitas das Manias do TOC, as vezes podem parecer engraçadas .. mas é trsite saber o quanto as pessoas jugam esse comportamento e o quanto é sofrivel .. te-los ..

O melhor solução sempre será o tratamento ..

Uma vez TOC .. muito dificil reverter o processo .. !!!

Felipe Bastos disse...

muito interressante,eu ainda não assisti o filme de jack,pra falar a verdade nem sabia do que se tratava ,agora me despertou a curiosidade em vê - lo.


ótimo texto.

abraço !

o'Ricci disse...

eu tenho uns 6 ou 7 TOCs no momento =x

Daniel Augusto disse...

Eu tenho TOC!


^^'

The Chaos King disse...

UHAuhauhuhahuuhauhauhua... Ficamos surpresos quando reconhecemos que possuímos algo que não sabíamos! UHUHAhahuhuahauhauhuahuauh... tow tendo 7-8 TOCs seguidos... No momento estou ganhando a corrida! Flwz, Abraço!

Tiago Cardoso disse...

Tenho minhas manias mas graças a Deus nem de longe se trata de TOC.

Fico imaginando o qnt deve ser sofrivel ter algo assim pq, creio eu, por mais q vc possa fzr as coisas sem se dar conta em algum momento você toma consiencia e sabe q ñ dá pra parar.

Deve ser horrivel....

http://jukeboxmix.blogspot.com/

Natanael Garcia disse...

eita sera q eu tenho TOC , rsrsrs, tnho algumas maninas incriveis q realmente atrapalham, mas q vieram de meus pais. eles nao são problemas desde q não influenciem no seu dia dia, mas com o tempo eles começam a te atormentar. O problema e qual pessoa a procurar nessas horas, infelizmente nessas areas somos muito mal informados.

http://planetaesporte.efcbrasil.com/

Rafael Almeida Teixeira disse...

obg pelo comentário.

ps: Nem sabia desse tal TOC =D

Anônimo disse...

Texto bem humorado e informativo.... Massa!!
No momento acho que tenho uns100000000000000000000 de TOC's

Aqui Tem Tudo disse...

E ae tudo bem?
Obrigado por visitar meu blog e deixar um comentario!Volte sempre q puder.

Legal o post TOC!Interessante!

já pus vc em meus amigo..

T+

MaxReinert disse...

Pois... o que aparentemente pode ser uma mania simples pode se transformar em algo muito incômodo!!!
Bom texto... é sempre importante ter a informação sobre essas coisas!!!!!

toc...toc..toc...

eu *~ disse...

EU TENHO TOC :O

hehe...
mto bom o texto..
é bom sabermos dessas coisas!

beeijos

Kátia disse...

Muito legal o blog!! :)

Anônimo disse...

Acho muito interessante falar sobre o TOC. Muitas pessoas não percebem que se trata de uma somatização e acham que se trata de bobagens. Passa lá no meu blog, te achei pelo orkut, t+!

Anônimo disse...

Fiquei até com medo da parte das torneiras. Seeempre tenho a impressão que to esquecendo algo e coloco a mão no bolso milhões de vezes pra se certificar que meu celular n caiu. oO acho melhor ver isso.

Inconstante disse...

Começei um blog ontem e queria a sua opinião,sei que é mieo diferente uma pessoa vir até o seu blog e pedir que você de uma oupião sobre o dela mas é oque eu estou fazendo,espero que você entenda.
Abraços

Inconstante disse...

Eu acho que não tenho TOC,pelo menos ainda não descobri nada.
Gostei muito do seu blog,organizar os 10 melhores livros e filmes foi uma idéia muito boa.
Vou seguir seu conselho e colar mais itens no meu blog.
Abraços

Dancer disse...

N tenhu graças a Deus o.o

Anônimo disse...

Tenho muitas manias, e uma delas ditas na postagem... É estranho, mas não me traz problema nenhum. Só uma simples mania...

Foi bom ler este texto, verei os filmes também!

Abraços

Deise Rocha disse...

sabe q eu tenho várias manias q são sintomas de TOC...
umas delas é não pisar em linhas de calçadas e isso inclui rachadauras...

mas nada de grave ou super sério...
parece mais brincadeira da minha cabeça...

mas estive aki pensando: e se eu tenho TOC??? estou fora dos padrões, já q eu só tenho 19 anos...

hum...

rsrsrs


achei legal, vc escrever sobre isso...